No último domingo, dia 3 de fevereiro, às 16h, todos os presentes na academia Delfin, na Tijuca (RJ), tiverem a oportunidade de presenciar um verdadeiro marco na história do esporte no país: a disputa de cinturões internacionais promovida pela World Muay Thai Federation (WMF), maior entidade de muay thai do mundo.
Essa foi a primeira vez que a WMF colocou em jogo seus cinturões no Brasil Foram duas disputas, uma na categoria até 63,5 kg, e outra, na categoria até 75 kg. Os quatro atletas que competiram conquistaram essa chance após terem se destacado nos campeonatos mundiais de 2011 e 2012.
Na categoria de peso até 63,5 kg, Victor Santos, representante da academia Champions Factory e vice-campeão mundial em 2012, fez uma luta extremamente disputada com Ygor Nogueira, atleta da Federação Gaúcha de Muay Thai, que conquistou o direito de disputar o torneio por também ter sido vice-campeão mundial no ano passado. O equilíbrio entre os lutadores foi tão grande que houve um empate por decisão majoritária, forçando a existência de um round extra, conquistado por Victor Santos, que sagrou-se campeão.
A última luta do evento colocou frente a frente o terceiro colocado no mundial 2012, Bernardo Braga, que representou a equipe Champions Factory, e o vice-campeão mundial em 2011, Davi Shogun, lutador da Bravo Team. No ringue, uma luta muito técnica; na plateia, uma vibração incontida que tomou conta do ginásio. Por fim, ao término do quinto round dessa grande disputa, Davi Shogun, que teve uma bela atuação, conquistou o cinturão por decisão unânime dos juízes.
A CBMT se orgulha por ser a única entidade de muay thai no Brasil reconhecida pela World Muay Thai Federation e por ter conseguido realizar de maneira organizada e contundente um evento tão importante como a disputa dos cinturões internacionais. É fundamental ratificar que nosso interesse é promover o desenvolvimento desse esporte cada vez mais. Para isso, seguiremos trabalhando arduamente para realizar outros grandes eventos, visando a estreitar ainda mais os laços entre a Entidade e os atletas e fãs do esporte.
As fotos do evento estão disponíveis no Facebook da CBMT, no endereço http://www.facebook.com/cbmuaythai
Disputa de cinturões:
– Até 63.5
Victor Santos (Champions Factory/Boxe Thai-RJ) unânime no round extra Ygor Nogueira (FGMTE-RS)
– Até 75 kg
Davi Shogun (Bravo Team-SP) unânime Bernardo Braga (Champions Factory/Boxe Thai-RJ)