Seja bem vindo a nova Confederação

>

Quem é a CBMT?

Sediada no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) foi fundada em 1994, pelo saudoso Grão Mestre Luiz Alvez, um dos introdutores da modalidade no Brasil e sabidamente um de seus mais talentosos praticantes. Concebida com o intuito de difundir, organizar e regulamentar o esporte no país, a CBMT atravessou muitas dificuldades no início de sua trajetória, especialmente pela falta de apoio e patrocínio, mas, graças à seriedade do trabalho realizado por seus dirigentes e o reconhecimento crescente do esporte, esse quadro mudou, e ela é, hoje, a maior entidade de muay thai nacional, reconhecida pelo Ministério dos Esportes e pela World Muay Thai Federation (WMF).

Diversas instituições pretensamente ligadas ao muay thai, das mais diferentes nacionalidades, se estabeleceram ao redor do mundo, especialmente na Tailândia, país natal desse esporte. O governo tailandês, no entanto, a exemplo do Comitê Olímpico, ofereceu apoio e reconhecimento a apenas uma delas: a World Muay Thai Federation.

Assegurada a autonomia de maior e mais representativa entidade de muay thai a nível mundial, à WMF coube a responsabilidade de definir, em cada país, apenas uma organização para representá-la. O governo tailandês pretendia, com essa medida, ter controle sobre o desenvolvimento da modalidade em todo o mundo, já que existe a pretensão de transformá-la em esporte olímpico nos próximos anos. No Brasil, a escolhida foi precisamente a CBMT, por conta da qualidade e comprometimento do trabalho que já vinha sendo desenvolvido por sua diretoria, mesmo em um contexto de adversidades.

A CBMT foi criada a partir da certeza de que a presença de uma instituição reguladora forte é vital para a profissionalização e desenvolvimento do esporte no âmbito nacional. Sua missão é dirigir, difundir, orientar, supervisionar, coordenar e fiscalizar a orientação e a prática da modalidade em todo o território nacional, aperfeiçoando e intensificando sua técnica, atendendo às normas e orientações da WMF.

 Para cumprir sua missão, a CBMT desenvolve uma série de atividades, tais como:

  • Organizar profissionalmente o maior número possível de eventos, com o objetivo de difundir e aprimorar a técnica. Acreditamos que a prática e a experiências são o caminho ideal para conduzir os atletas brasileiros aos primeiros lugares no ranking mundial. Dentro dessa perspectiva, a CBMT é responsável pela promoção dos maiores eventos de muay thai do país, como o Brasil GP, a Copa do Brasil, a Copa dos Campeões. O Brasileiro de Estreantes, a Copa Luiz Alves e o Campeonato Carioca de Muay Thai;
  • Promover, por meio de exames técnicos, a legalização de instrutores e professores de artes marciais em pé que se assemelham ao muay thai. O objetivo dessa medida é acabar com o ensino clandestino de pessoas que se dizem professores e até mestres dessa luta, enganando seus alunos. A CBMT abre as portas legalmente para que eles façam um curso de treinador de muay thai. Essa iniciativa visa à preservação da verdadeira técnica dessa milenar arte marcial;
  • Estimular as relações amistosas e desportivas entre seus associados, incentivando o intercâmbio entre eles;
  • Orientar, controlar, registrar e fiscalizar as classificações de árbitros, a fim de promover um padrão de qualidade equiparável ao das maiores competições mundiais.
  •  Regulamentar e organizar a forma como as graduações são feitas. O interesse, com isso, é preservar a integridade dessa arte, proporcionando a existência de um padrão consistente para cada graduação, permitindo que os instrutores, professores e mestres tenham nítida percepção de seu desenvolvimento técnico; e
  • Promover a inclusão social através do esporte e, simultaneamente, encontrar novos talentos capazes de representar o muay thai brasileiro pelo mundo.

O muay thai tem experimentado nos últimos anos, graças à atuação e o incentivo da CBMT, uma evolução notória em todos os aspectos. Esse desenvolvimento gerou um grande mercado consumidor, consagrando esse esporte como uma das artes marciais mais difundidas e praticadas no território nacional. Seus inúmeros benefícios, como a melhora do condicionamento físico e o aumento da autoconfiança e da capacidade de concentração, são cientificamente exaltados e vêm atraindo cada vez mais adeptos.

Esperamos que essa evolução seja percebida e incentivada, e que cada vez mais instituições busquem associar suas marcas e produtos aos eventos realizados pela CBMT, estimulando, assim, o contínuo desenvolvimento do esporte e a inclusão social através dele.

       

Missão

Dirigir, difundir, orientar, supervisionar e fiscalizar a prática da modalidade em todo o território nacional, buscando sempre o aperfeiçoamento técnico da mesma e a formação de grandes atletas e grandes seres humanos.

 

Valores

Profissionalismo; comprometimento; responsabilidade social e esportiva; ética; disciplina; transparência.

 

Diretoria

Grão Mestre Luiz Alves – Presidente de honra e fundador

Mestre Artur Mariano – Presidente