Entrevista: Léoton Costa

A Confederação Brasileira de Muay Thai tem o prazer de divulgar uma entrevista exclusiva com o campeão mundial na Tailândia, Léoton Costa. Dono de uma carreira vitoriosa, o atleta do Rio Grande do Sul projeta para 2017 volta aos ringues, após uma breve interrupção em sua trajetória provocada por uma lesão e também pelo nascimento de sua filha. Atualmente, Léoton Costa atua no Muay Thai também como professor chancelado pela CBMT preparando uma nova geração para repetir os seus feitos nos principais palcos do esporte. 

Como você avalia sua carreira/experiências vividas no esporte até aqui?
Léoton Costa: Minha carreira no muay thai até hoje tem sido evoluir mais e mais corpo e espirito, acredito que esta conexão é a chave para desenvolver um ótimo trabalho como lutador e como professor. Sempre tento tirar proveito e aprendizado de cada situação que o muay thai traz, filtrar as coisas positivas, aprimorar e corrigir os erros até que se torne acertos.
Hoje vivencio a experiencia como professor e é gratificante ver nos olhos do teus alunos a satisfação de ter feito um ótimo treino, me mostra o bom trabalho que estou fazendo como professor. Mas é impossivel esquecer a melhor experiência de todas, que foi quando o muay thai me levou a Tailandia para lutar o mundial da WMF em 2014 onde me consagrei campeão apos três lutas.
Como atua hoje no mundo do Muay Thai?
LC: Após quebrar meu dedo na minha ultima luta pelo cinturão WMF/CBMT há dois anos atrás, atuo como professor. Por muitos motivos dei uma pausa nas lutas, em especial, pelo nascimento da minha filha, mas ano que vem volto a competir.
Qual sua expectativa e planos no esporte para 2017? 
LC: Vamos tentar ir a Tailândia buscar o bi e tentar um titulo inédito pra mim que é o cinturão das Copa do Campeões aqui do Rio Grande Do Sul! Lutas profissionais tambem serão bem vindas!
Que recado gostaria de passar para quem está começando agora no Muay Thai?
LC: Respeite sempre o seu professor e os mais graduados, honre o nome da sua academia, seja leal e humilde sempre e assim teu nome terá respeito no nosso esporte!
Qual a importância da CBMT para o desenvolvimento do Muay Thai no Brasil?
LC: A CBMT tem um papel importante e é reconhecida no cenário global, mas tem  ainda muito trabalho a fazer no cenário nacional, pois tem pessoas que ainda não sabe da seriedade do trabalho da entidade. Acredito que a CBMT conseguirá se destacar entre as outras entidades, não é a toa que é a unica entidade de muay thai a estar na lista do bolsa atleta do governo federal.

 

Open chat
Estamos online das 10 às 18 horas
Olá podemos te ajudar?