A Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) se orgulha profundamente do fantástico nível de muay thai apresentado por seus atletas no último domingo (08/06), durante a Super Gala, competição que teve como diferencial o fato de opor apenas as maiores estrelas do muay thai nacional, incluindo três campeões mundiais.
Em total consonância com a proposta do evento de apresentar ao público apenas a nata do nosso muay thai e promover lutas inesquecíveis, a competição foi bastante enxuta, se comparada aos demais torneios organizados pela CBMT: apenas oito lutas foram suficientes para demonstrar a todos a força e a qualidade técnica diferenciada dos nossos atletas.
Para dar início ao aguardado campeonato e aquecer os ânimos, foi realizada uma luta de apresentação entre Juliana França, da WR Team, e Karoline Martins, da Boxe Thai, na qual ambas puderam mostrar seu repertório de golpes. Na sequência, Yure Silva, da Fight Co., e Diego Martins, da Federação Cearense de Muay Thai, disputaram o título brasileiro da classe New Generation. Com relativa tranquilidade e seguindo a risca as orientações de seu treinador, mestre Anderson França, o atleta de Nova Friburgo impôs seu ritmo: cedendo o centro do ringue ao adversário, movimentando-se incessantemente em torno dele e desferindo chutes violentos, Yure conquistou a Vitória e o título de maneira unânime e incontestável.
A luta seguinte, protagonizada pelos experientes Rodrigo Tabata e Fernando Conceição, representantes da Federação Cearense de Muay Thai e da Team Narany Thai, respectivamente, levantou de vez o público. Desde o início da peleja, ambos os atletas mostraram o quanto desejavam o título, lutando para frente e em franca trocação. Apesar de equilibrada, o atleta treinado pelo lendário grão-mestre Wellington Narany venceu por decisão unânime e sagrou-se, com muito mérito, campeão brasileiro da modalidade.
As quatro últimas lutas da competição eram as mais aguardadas pelo público, isto porque colocavam em jogo títulos da World Muay Thai Federation (WMF), entidade máxima do muay thai a nível mundial. Já na primeira dessas disputas, o público foi ao delírio, pois contou com a participação de Aleczander Castilhos, campeão mundial deste ano. Ao ouvir o nome do atleta chamado pelo narrador, a torcida de sua equipe, a Champions Factory, começou a festa; aos berros e com auxílio de instrumento de percussão, os torcedores deram um belo espetáculo nas arquibancadas e incentivaram seu representante, fato que se repetiu em todos os combates envolvendo algum lutador da equipe. Seu adversário, Kauã Fonseca, da Fight Co., subiu ao ringue decidido a escrever um novo final para esse confronto, já que, da última vez em que se enfrentaram, nas finais do Campeonato Brasileiro do ano passado, saiu derrotado em uma das lutas mais disputadas da história da CBMT. Infelizmente para Kauã, no entanto, Aleczander Castilhos tratou de dar o mesmo final a este novo capítulo da história; se naquela ocasião foram necessários dois rounds extras para decidir o vencedor, tamanho o equilíbrio da disputa, desta vez o campeão mundial se impôs durante os três rounds e venceu de maneira unânime na decisão dos juízes.
A luta seguinte colocou frente a frente dois atletas que conquistaram a medalha de bronze no Mundial 2014: Jonathan Silva, da Champions Factory, e Douglas Menna, da Federação Gaúcha de Muay Thai. O embate, considerado por muitos o mais equilibrado do evento, foi também bastante violento. Por terem como característica essencial a agressividade, ambos os atletas buscaram o nocaute o tempo inteiro. No fim, Jonathan Silva, que teve uma grande atuação, conquistou o cinturão após uma vitória unânime, muito festejada pela entusiasmada torcida de sua equipe.
Em seguida, foi a vez de Bernardo Braga, professor e umas das principais referências da Champions Factory, e John Cauduro se enfrentarem. Ambos estiveram presentes em Pattaya, disputando o Campeonato Mundial deste ano: o primeiro, inclusive, conquistou uma medalha de bronze. Durante a luta, o que se viu foi um Bernardo com postura de campeão, andando para frente e golpeando sem parar, enquanto seu adversário dava a impressão de ter entrado inseguro no ringue. O resultado dessa combinação não poderia ser outro: nocaute técnico para Bernardo no segundo round. Visivelmente eufórico, o atleta comemorou efusivamente a bela vitória, gritando a plenos pulmões o nome de sua equipe.
A penúltima luta foi entre o campeão mundial Leoton Costa, da Son Kao Camp/Federação Gaúcha de Muay Thai, e Geraldo Alcântara, campeão das etapas da CBMT deste ano e grande destaque da Team Narany Thai. Por lutarem na categoria até 91kg e serem extremamente fortes, a torcida não piscava à espera de um nocaute, que quase aconteceu logo no primeiro round, quando Leoton acertou um violentíssimo knock down. O atleta da TNT, contudo, mostrou muita resistência e garra ao levantar e prosseguir lutando em alto nível, equilibrando as ações até o fim do combate. No final, Leoton mostrou por que é o melhor lutador do mundo na categoria e sagrou-se, mais uma vez, campeão, de modo unânime.
A última luta, de fato, fechou com chave de ouro a Super Gala. De um lado, Hugo Mendes, da Gold Team/Federação Cearense de Muay Thai, campeão das etapas 2014 da CBMT, do outro, o campeão mundial de 2013, Victor Santos, que subiu ao ringue sob aplausos e gritos ensandecidos da torcida. A luta serviu para endossar, uma vez mais, a qualidade de atleta diferenciado de Victor Santos, que, sem dar a mínima chance para o adversário e evidenciando desde o princípio sua superioridade técnica, aplicou um nocaute técnico ainda no primeiro round com uma joelhada na barriga de Hugo, decretando os 100% de aproveitamento da Champions Factory no evento.
A CBMT agradece a presença de todos na Super Gala e reconhece como indispensável a participação de cada um para seu sucesso, desde os treinadores e atletas, que protagonizaram lutas emocionantes e elevaram o nível técnico do evento, até os torcedores, que deram um show de entusiasmo e fizeram do ginásio um verdadeiro caldeirão, sem esquecer da equipe de apoio, que, como sempre, trabalhou arduamente na parte operacional.
Confira abaixo o card da competição:
Luta de apresentação
Juliana França (WR Team) VS Karoline Martins (Boxe Thai/Champions Factory)
Título Brasileiro New Generation
57 kg
Yure Silva (Fight Co.) unânime Diego Martins (FCMT)
Título Brasileiro Profissional
71 kg
Fernando Conceição (TNT) unânime Rodrigo Taba (FCMT)
Títulos World Muay Thai Federation Brasil
57 kg – Revanche
Aleczander Castilhos (Champions Factory/Boxe Thai) unânime Kauã Fonseca (Fight Co.)
60 kg
Jonathan Silva (Champions Factory/Boxe Thai) unânime Douglas Menna (MT Combat/FGMTE)
75 kg
Bernardo Braga (Champions Factory/Boxe Thai) tko no 2° round John Cauduro (Garra Team/FGMTE)
91 kg
Leoton Costa (Son Kao Camp/FGMTE) unânime Geraldo Alcântara (TNT)
63,5 kg – Revanche
Victor Santos (Champions Factory/Boxe Thai) tko no 1° round Hugo Mendes 9Gold Team/FCMT)